top of page

Corais raros ameaçados no rio Amazonas por Extração de petróleo.


Um recife de águas profundas foi descoberto em 2016 próximo a foz do rio Amazonas, com uma rica vida marinha. A Petrobrás pretende iniciar operações próximas a essa descoberta, ameaçando seriamente esse ecossistema que é valioso e raro.


Maior parte dos recifes acontecem em águas rasas, pela necessidade do sol. No caso desse recife, ele é diferente, pois está a 220m de profundidade nas águas que do rio que são barrentas. Para uma diversidade grande de crustáceos, peixes, corais e esponjas existirem nesse local, algas que são capazes de realizar fotossíntese em condições sombrias agem. "São algas vermelhas que usam a luz de forma mais filtrada — usam o espectro azul da luz", afirma Rodrigo Leão Moura, professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , em entrevista a BBC. Ele também é o principal cientista envolvido na pesquisa que levou a descoberta do recife.


Essas algas possuem uma substância em suas paredes celulares que se assemelha a giz, tornando-as duras como os corais. Elas ajudam a aglutinar os recifes de coral, e no recife amazônico a maioria é formada por algas rochosas, e não corais. Ainda é pouco estudado devido a sua profundidade, e acredita-se ter 56 mil km², abrigando ao menos 70 espécies de peixes, lagostas e camarões. A área pode ter espécies novas, e também conter petróleo. A Petrobras informou que fará um teste de um mês para saber como será a dispersão do petróleo em caso de vazamento. Se for autorizado pelo Ibama, os poços de exploração poderão seguir, a 160km da costa, bem próximo ao recife. Cientistas acreditam que seja difícil uma exploração de petróleo sem afetar o ecossistema da região, apesar da empresa afirmar que seja possível.


Com informações de BBC Via:Mídia Ninja - @casaninjaamazonia instagram.com/p/CmpQhZKpm45/?igshid=OTRmMjhlYjM%3D

Comments


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page