top of page

O Desafio do Clima

  • Foto del escritor: ivson73
    ivson73
  • 24 nov 2022
  • 2 Min. de lectura

Estamos enfrentando um desafio que está batendo a nossa porta e veio com a evolução da humanidade, a conta, se não tomarmos atitudes mais enérgicas e conscientes, irá chegar, na verdade, já estamos vendo o preço a pagar e sentindo o custo de tudo isso que fizemos de forma até então, inconsciente. Precisamos de um compromisso global para reduzir o peso das mudanças que chegam.


Vimos a COP27 (ConferenceoftheParties) acontecer em sua vigésima sétima edição em 2022 sendo um importante momento de debates sobre mudanças climáticas e aplicação de mecanismos factíveis de forma global para minimizar os danos e permitir que tenhamos uma melhor qualidade de vida, preservando a biodiversidade do nosso planeta. Durante a conferência os líderes mundiais reavaliam as ações tomadas até o momento, metas a serem atingidas e proposição de outras a alcançar. As vulnerabilidades e os limites da sociedade, no intuito de nos adaptarmos as mudanças gerando um relatório chamado Painel intergovernamental sobre mudanças climáticas (The Intergovernmental Panelon Climate Change - IPCC), O IPCC é o grupo de cientistas estabelecido pelas Nações Unidas para monitorar e assessorar toda a ciência global relacionada às mudanças climáticas.


O que torna tão importante pensarmos em não repetir os erros do passado, devido a falta de informação, criando metas alcançáveis para reduzir e minimizar, os efeitos poluidores que uma população planetária em crescimento geram no meio ambiente. Sentimos com frequência o aumento da temperatura tendo como uma das causas a destruição da camada de ozônio, cobertor invisível de proteção do nosso planeta. Citamos como exemplo, Tucson nos EUA que sofre a maior seca em mais de 1000 anos e a incidências em maior grau de doenças pulmonares.

Algumas questões discutidas entre os líderes participantes da COP27, além da avaliação do que foi feito até o momento, é apressar a conversão do consumo de energia fóssil, como a gasolina, diesel e outros para uma energia mais limpa como a hídrica, eólica ou solar. Este é um grande desafio e, tem andado a passos de formiga, outra questão é conscientizar que países mais ricos criem um fundo para que países em desenvolvimento possam tomar suas ações, que agregam no resultado global. Alguns países, como o China e Estados Unidos, que são os maiores a poluidores mundiais, detendo 39% da carga de toda a poluição mundial, não colaboraram até o momento, a necessidade de cobrar uma participação mais efetiva dos países mais poderosos economicamente a dar continuidade ao que se iniciou na Rio Eco 92, no Rio de Janeiro, e ao que está acordado no protocolo de Kyoto, assinado no Japão em 1997.


Precisamos urgente que a conscientização da necessidade de mudança breve debatido nas várias reuniões da conferência do clima virem ações efetivas. Algumas propostas entregues em Kyoto não serão atingidas, e o mundo sofre danos muitas vezes irreparáveis pelo atraso e pela omissão das lideranças, pela falta do financiamento na implementação da energia verde e, a cada dia, nossa sobrevivência aqui fica ameaçada. Não existe outro planeta Terra e não há outra chance de transformação além do agora.

Escrito por Ivson Gomes e Maurício Cabral

Comments


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page