top of page

Inea e PF apreendem onze animais silvestres em cativeiro em Itaboraí

Operação ocorreu em duas residências e cujos responsáveis responderão criminalmente

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Polícia Federal apreenderam onze animais silvestres nesta quarta-feira (26), durante uma operação de combate ao cativeiro e comércio ilegal de fauna, em duas residências em Itaboraí, sendo uma do vendedor e outra do comprador.


>O responsável pela venda, que divulgava a infração nas redes sociais, não possuía nota fiscal, nem certificado de origem dos animais. Os dois envolvidos responderão criminalmente.


Entre as espécies resgatadas estão dois lóris-molucanos (Trichoglossus moluccanus), um tipo de papagaio, e duas aves roselas (Platycercus eximius), animais exóticos de origem australiana.


Além deles, havia uma arara-canindé (Ara ararauna), dois trinca-ferros (Saltator similis), um galinho-da-serra (Coryphospingus pileatus), um sabiá-laranjeiras (Turdus rufiventris) e dois agapórnis (Agapornis sp), este último sendo uma ave de origem africana.</p><p>O autor do crime responderá por cativeiro e comércio ilegal, bem como por maus tratos da arara-canindé, encontrada em um local inapropriado.


"A ação de hoje é mais um exemplo do nosso esforço para a construção de um Rio de Janeiro mais sustentável, que tem como prioridade o bem-estar da nossa fauna e flora. Estamos atentos no combate aos crimes ambientais e fortalecendo as ações de fiscalização", afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.


O responsável pela venda, que divulgava a infração nas redes sociais, não possuía nota fiscal, nem certificado de origem dos animais. Os dois envolvidos responderão criminalmente.


Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde, através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), e do aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.


 
 
 

Comments


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page