top of page

Sociedade civil apela por Brigada em Maricá

Como resposta da sociedade civil maricaense e movimentos sociais ao grande número de incêndios florestais no município neste início de ano foi iniciada uma mobilização protagonizada por ecologistas, agricultores familiares, produtores agroecológicos de Maricá, moradores e moradoras da cidade. O município foi recordista de incêndios no estado, segundo dados do Corpo de Bombeiros (CBMERJ), no início de 2025 e final de 2024.

A Prefeitura Municipal de Maricá e a Câmara de Vereadores receberam pedidos oficiais para uma legislação em defesa de uma Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, para atuar de forma permanente na defesa das áreas verdes remanescentes existentes no território maricaense.


Em 3 de abril foi protocolado pelo Fórum Popular da Crise Climática em Maricá junto ao gabinete do prefeito, Whashington Quaquá (PT), e da presidência da Câmara de Vereadores, vereador Aldair Nunes Elias (PT), a proposta de um Projeto de Lei com pedido de urgência para criação de uma Brigada de Incêndio Municipal.


Entre as áreas mais impactadas pelos incêndios florestais este ano destacam-se a biodiversa Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá (APAMAR), criada em 1984 e que dispõe de uma extensão de 969 hectares, gerida pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), as 07 Unidades de Conservação Ambiental do município e as áreas rurais e de produção agrícola.


Desde janeiro de 2025, está sendo implantado o projeto “Brigada Indígena por Maricá” através de uma iniciativa do Movimento Baía Viva, organização de caráter socioambiental, cultural e pluriétnico fundada em 1984, e da Comissão de Lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita e que conta com o apoio institucional do Fundo Casa Socioambiental e de uma rede de instituições parceiras.


Abaixo, os protocolos dos pedidos encaminhados às autoridades.





 
 
 

Comments


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page